06/12/2025 –, Main Stream Idioma: Portuguese
Sabemos que uma comunidade de código aberto não se resume apenas ao código, mas também às interações e conexões interpessoais. No entanto, como podemos medir e compreender o sentimento de pertença que nos torna mais confiantes para contribuir para o código aberto, após experienciarmos um ambiente verdadeiramente inclusivo? As emoções são tão importantes para a participação quanto as competências técnicas que os membro adquirem ao longo do tempo.
Nesta palestra, apresentarei uma análise baseada em dados concretos sobre como a dinâmica emocional afeta o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade dos capítulos das PyLadies. A partir de dados de inquéritos, experiências vividas e das melhores práticas da psicologia comunitária, abordarei:
1. O papel das emoções na construção da confiança, segurança e colaboração;
2. Como reconhecer os primeiros sinais de desmotivação e esgotamento emocional em voluntários (Baseado em simulações usando Python + LLMs - experiente em andamento);
No final, espero trazer pontos de reflexão sobre as dinâmicas emocionais e seus influentes.
Cecilia is passionate about diversity and gender inclusion in the technology field. She is the co-founder of the Mozambican Women in Technology Association, a co-organizer of Django Girls & PyLadies, and an active member of Python community Maputo. Currently pursuing a PhD in Big Data and Artificial Intelligence at Gaston Berger University, her research focuses on Artificial Intelligence and Education, with a special interest in Educational Data Mining and intelligent systems in education.
