ByteMe! Como a cultura de Discovery aumenta a percepção de valor
10-17, 16:30–18:30 (America/Manaus), OCEAN LAB 1

Olá! Somos designers do ByteMe, time de tecnologia do INDT.

Há 5 anos utilizamos dinâmicas de Product Discovery para criar projetos com o objetivo de entregarmos continuamente valor a cada sprint.


O ByteMe atua junto há mais ou menos 5 anos como time estável. Nesse período atuamos desenvolvendo projetos e produtos de Startups de base tecnológica e grandes indústrias do PIM.

Lidamos com diversos tipos de projetos e criamos ao longo do tempo algumas práticas que nos ajudaram a ter sucesso. Essas práticas otimizam nosso tempo e recursos, além de priorizar o que de fato entrega valor aos nossos clientes e usuários do sistema.

Vamos conversar sobre nossas principais metodologias que utilizamos no processo de descoberta que costumamos aplicar no time, sendo elas voltadas para:

  • Discovery Continuous (Quando o Discovery é necessário? / Qual seu papel no Discovery?)
  • Prática de User Research (Jobs-to-be-done / Entendimento de negócio e objetivo / Alinhamento de objetivos de negócios x usuários x desenvolvimento)
  • O usuário (Perfil vs Personas/Jornada do Usuário)
  • O produto (Construindo e priorizando o Backlog)
  • Criação (Design Studio)
  • Validação de soluções (Pesquisas qualitativas e quantitativas)

Designer formada pela Universidade Federal do Amazonas e com aperfeiçoamento em nível superior pela Università degli studi di Firenze, cursando Mestrado em Design de Artefatos Digitais - CESAR School.

Formada em Design pela faculdade Martha Falcão, cursando a pós-graduação em UX Design pela PUCRS. Trabalha como Product Designer no INDT fazendo atividades UI/UX design e workshops de cocriação.