Python - uma linguagem para todas as áreas do conhecimento
10-21, 14:30–15:15 (America/Manaus), Tucunare - Vasco Vasquez

Venha conhecer as estratégias utilizadas pelos docentes da Universidade Federal do Amazonas no ensino de Introdução à Programação com Python para os mais diversos cursos da universidade.


Essa palestra abordará as estratégias utilizadas por docentes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas no ensino da disciplina de Introdução à Programação de Computadores utilizando a linguagem de desenvolvimento Python.
Nessas disciplinas os alunos aprendem a resolver problemas algorítmicos, elaborar, verificar e implementar algoritmos e manipular estruturas de dados básicas armazenadas em memória principal.
Os cursos atendidos são Engenharia de Materiais, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Estatística, Física (Licenciatura e Bacharelado), Geologia, Matemática (Licenciatura) e Matemática Pura e Aplicada. No final da disciplina os alunos já saem programando em Python e podem utilizar esses conhecimentos nas suas respectivas áreas.
O objetivo da palestra é apresentar ao público a maneira diferenciada adotada para ensinar alunos sem nenhuma experiência com lógica e programação.
Planejamento do conteúdo que será abordado na palestra:
0 mim - 5min – Apresentação inicial, sobre mim e sobre e os docentes da disciplina
5min - 15min – Apresentação do objetivo, assuntos abordados da disciplina e metodologia de ensino adotada nas aulas.
15min - 35 min – Apresentação do sistema online de correção automática de código-fonte, desenvolvido pelo Instituto de Computação (IComp) da UFAM para dar suporte aos estudantes e docentes da disciplina.
35min – 40min – Apresentação das pesquisas em andamento a respeito da metodologia de ensino da disciplina.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=OBRmdl9AAc8

Doutora em Informática pela Universidade Federal do Amazonas. Docente da disciplina de Introdução à Programação de Computadores, Engenharia de Software, Algoritmos e Estruturas de Dados I e Teste.