Uma abordagem educacional multidisciplinar por meio do Python
10-22, 15:55–16:40 (America/Manaus), Tucunare - Vasco Vasquez

O objetivo desta palestra é compartilhar experiências educacionais, por meio do uso da linguagem Python, realizadas em espaços formais e não formais de ensino aos jovens do ensino fundamental II.


A multidisciplinaridade tem sido uma boa alternativa para projetos pedagógicos que buscam tornar os conteúdos ministrados em espaços formais e não formais de ensino mais significativos. Dessa forma, a linguagem Python possibilita que competências e habilidades sejam exploradas com grande potencialidade dando ênfase à experiência individual de cada jovem junto a sua realidade. Com o Python, um(a) jovem pode ter a experiência de numa atividade desenvolver atividades práticas que permitam, por exemplo, a localização de objetos em mapas (plano cartesiano) da floresta amazônica, a elaboração de diferentes tipos de gráficos com dados dessa região, resultando em uma discussão socioeconômica do local. Os tópicos abordados nessa palestra serão: Sobre min (5 min), BNCC (5 minutos), 4P da Aprendizagem Criativa (5 min), Abordagem multidisciplinar (5 min), Experiências multidisciplinares com Python (15 min), Perguntas (5 min). No tópico BNCC, serão apresentadas formas de construir projetos pedagógicos com habilidades de diferentes componentes curriculares. No tópico 4P da Aprendizagem Criativa, serão apresentadas formas de se conduzir projetos pedagógicos em equipe, ainda que as experiências sejam individuais. No tópico Abordagem multidisciplinar, serão apresentadas formas de conectar as habilidades citadas aos contextos de cada juventude. No tópico Experiências multidisciplinares com Python serão apresentadas experiências práticas voltadas aos jovens do ensino fundamental II.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=raF4AFfUdso

See also: Apresentação (1.6 MB)

Doutoranda em Informática. Mestre em Informática. Mentora das Residências Online de Aprendizagem Criativa da Bahia. Cofundadora e Diretora de Gestão Estratégica da startup de educação GEN+.