Apresentação do PyLadies Bioinfo para a comunidade Python
10-21, 09:30–10:15 (America/Manaus), Tucunare - Vasco Vasquez

Conhece o PyLadies Bioinfo? Somos uma comunidade do PyLadies que integra computação e biologia, de forma colaborativa, em um dos campos mais ativos atualmente: a Bioinformática. Bora saber mais?


Introdução e apresentação das palestrantes 3 min
O que é a Bioinformática 5 min
Breve historia das mulheres na Bioinformática - problema da disparidade de gênero 5 min
Como e porquê surgiu o PyLadies Bioinfo? 7 min
Como o PyLadies Bioinfo atua 10 min
Evolução do PyLadies Bioinfo de 2020 até hoje 5 min
Perguntas 5 min
Historicamente as mulheres não têm sido devidamente reconhecidas nas ciências, incluindo áreas interdisciplinares como é o caso da Bioinformática, que une computação com biologia. Mesmo havendo grande porcentagem de estudantes mulheres nas áreas biológicas, a área de Bioinformática ainda é predominantemente masculina; partindo desse problema, surgiu a necessidade de entender, aplicar e contribuir para mudar essa realidade. Assim, em 2020 nasceu o PyLadies Bioinfo, desde então reuniu mais de 100 pessoas autodeclaradas mulheres com o propósito de aprender, ensinar e incentivar através da aprendizagem colaborativa.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=FUMIHwVRmXs

Belenense residindo em São Carlos, Bacharel em biotecnologista, Bioinformata Júnior e atuante na busca pela igualdade de gênero nas áreas de computação.

Sou geneticista, estudante de doutorado, apaixonada pela evolução, educação e bioinfo. Além disso, me interessa a ciência como atividade humana, ética profissional e desenvolvimento pessoal.