Criando joguinhos interativos com MicroPython e eletrônica
10-21, 13:40–14:25 (America/Manaus), Tucunare - Vasco Vasquez

Quer aprender Python de um jeito divertido? Então venha descobrir como unir eletrônica e programação para criar joguinhos usando MicroPython e a placa micro:bit.


A palestra irá demonstrar a utilização dos recursos da placa micro:bit (hardware open source educacional) utilizando uma releitura do jogo Genius feita em MicroPython. O material foi criado com foco em pessoas iniciantes, não é preciso ter experiência com eletrônica. O conteúdo se inicia com uma introdução sobre a micro:bit, o objetivo da plataforma e as especificações dela. Serão apresentados dois modos de programar a placa (editores de bloco e editores de texto), com exemplos de utilização de ambos. Após uma breve comparação do MicroPython (linguagem utilizada na placa) com o Python "tradicional", serão dados exemplos práticos de código para utilizar os principais recursos da placa (LEDs, botões, acelerômetro e rádio). Em seguida, o projeto Genius será utilizado como prova de conceito: o funcionamento do jogo e a lógica da releitura serão apresentados em conjunto com uma explicação detalhada do código fonte e uma demonstração do jogo em funcionamento para encerramento da palestra.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=0eqef6aCK44

Cientista da computação (UFSCar), co-fundadora do PyLadies São Carlos e organizadora do grupy-sanca e do sancaLUG. Passo as horas vagas brincando com IoT, robótica ou gatinhos.