Não confie na memória:gestão de conhecimento pra desenvolvedores
10-22, 10:20–11:05 (America/Manaus), Tucunare - Vasco Vasquez

Memória não é confiável. Aqui veremos como usar documentação da melhor forma e como processualizar a troca de conhecimento para que seu time de desenvolvimento não esqueça o que é importante.


Boas equipes estão sempre melhorando seus processos e a maneira como desenvolvem. Nessa busca constante de aperfeiçoamento, muitas vezes esquecemos como e por que chegamos onde estamos. Esta palestra fala sobre algumas das expressões mais usuais desse esquecimento e dá algumas ideias de como resolvê-las.

Em nossos caminhos como desenvolvedores, aprendemos muitas coisas novas todos os dias - não apenas sobre ferramentas, linguagens e frameworks. Aprendemos quais padrões funcionam melhor em cada cenário, aprendemos a pesquisar, a investigar, a ver através de camadas. Quem não olhou para uma linha terrivelmente escrita profundamente enterrada no código apenas para descobrir que o criador de tal abominação não era outro senão você mesmo?
Aqui irei discutir quais as melhores maneiras de documentar para cada contexto e, mais que isso: como criar uma cultura de aprendizado e troca constante e distribuída no seu time para que o esquecimento não te atrapalhe.

Os tópicos dessa palestra são:
- Apresentação (1min)
- Introdução (2min)
- Como ter um relacionamento saudável com os diferentes tipos de documentação (10min)
- Porque olhar pra história do seu software pode ajudar a definir o futuro dele (5min)
- Quando voce precisa de mais do que ADRs (5min)
- Repita-se: repetição cria memória muscular (5min)
- Como tornar a gestão de conhecimento do seu time distribuída (5min)
- Como processualizar o aprendizado (5min)
- Conclusão e Referências (2min)

Tenho esse blogpost publicado sobre o tema

Link: https://www.youtube.com/watch?v=N1AobusC7_w

Sou desenvolvedor web Full Stack há 10 anos, formado em Ciência da Computação pela UFPE e sócio na Vinta Software. Sou apaixonado por música e tenho uma dúzia de instrumentos musicais no escritório.