Python na educação não formal: uma linguagem amiga dos ETAs
10-23, 09:30–10:15 (America/Manaus), Tucunare - Vasco Vasquez

Conheça atividades que misturam Python, artes visuais, microcontroladores e fabricação digital, realizadas nos Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc-SP nos últimos anos.


Tenho a convicção de que a programação é para todas as pessoas, como educador no programa de Espaços de Tectologias e Artes do Sesc-SP, nos últimos 5 anos, tenho podido usar Python em diversas atividades educacionais, como, por exemplo:
- Objetos de papel e caixinhas de MDF com Python e corte laser;
- Desenhos interativos usando Arduino e potenciômetros;
- Tipografia experimental com programação;
- Produzindo imagens para aplicação em estêncil com programação;
- Gerador de Kirigami com programação;
- Simulações físicas 2D com Thonny.org, pymunk.org e py5.ixora.io;
Nesta palestra gostaria de compartilhar um pouco dessas experiências na educação não-formal, mostrar os recursos livres utilizados e, potencialmente, conversar sobre as minhas inquietações na pesquisa sobre ensino introdutório de programação.
Nota: Escolhi a trilha Não-Técnica, mas, idealmente seria para a "trilha Educação". Pretendo mostrar algum material técnico, mas não acredito que seria problema para iniciantes.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=BagDL6ooLs0

Educador de tecnologias e artes, arquiteto pela FAU-USP, mestre e atualmente doutorando na FECFAU-UNICAMP, pesquisa ensino introdutório de programação e faz um desenho com código todos os dias!

This speaker also appears in: