Psicologia e Python: das oportunidades aos desafios!
10-21, 15:20–16:05 (America/Manaus), Tucunare - Vasco Vasquez

Psicologia e Python: uma combinação maravilhosa! Vamos conversar sobre diferentes técnicas e análises que podem ser feitas a partir dessa combinação para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras!


É evidente, a partir dos avanços tecnológicos, a transformação do comportamento das pessoas e sua relação com as novas tecnologias. Além disso, os dados provenientes dessas interações permitem a compreensão de padrões de comportamento, hábitos e preferências das pessoas. Por esse motivo, a Ciência Psicológica precisa estar atenta a essas mudanças, não só no
que diz respeito aos temas de estudos relacionados à transformação digital, mas
também sobre os métodos utilizados para operar esses dados disponíveis. E, para este último, Python pode ser um caminho incrível! Contudo, infelizmente, quando falamos em Python no curso de Psicologia, as perguntas sempre são as mesmas: "O que é Python?" e "Como eu vou aprender a programar se eu sou de humanas?", sempre é uma surpresa para os alunos as possibilidades que Python traz no desenvolvimento de pesquisas inovadoras. A proposta dessa palestra partiu de uma roda de conversa em que eu realizei em um outro evento de tecnologia, em que muitas pessoas, a maioria das ciências humanas, estavam interessadas em saber como usar Python. Dessa forma, essa proposta foi desenvolvida como um manual de formas que Python pode ser utilizada na psicologia (como mostra a tabela de conteúdo) e consequentemente outras ciências.
Essa palestra irá abordar os seguintes tópicos (tabela de conteúdo):
5 minutos - apresentação da palestrante
5 minutos - Contextualização do cenário atual e da mudança de comportamento das pessoas com as tecnologias; Apresentar pesquisas na psicologia que utilizam de Python e estão sendo desenvolvidas).
10 minutos - Apresentação do que é possível fazer com Python na psicologia: Mineração de dados, análise de sentimentos, análise textual, análise de redes sociais, uso de aprendizagem de máquina).
10 minutos - Desafios de apresentar Python no curso de psicologia, da resistência das pessoas e da mudança de padrão de pensamento sobre os currículos.
10 minutos - Perguntas.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=PLNyr9U798o

Publicitária, Psicóloga, Pesquisadora e PyLadiesDF. Mestranda em Psicologia e pós graduanda em Ciência de Dados e Machine Learning! Apaixonada por ciência, tecnologia e comportamento de consumo!