Pensando e Fazendo: introdução à filosofia da tecnologia
10-21, 15:20–16:05 (America/Manaus), Aruanã - Vasco Vasquez

Em um mundo tão pragmático, profissionais de tecnologia encontram dificuldades em refletir sobre o fundamento de suas atividades. Nesta palestra, apresentaremos ferramentas úteis para tal reflexão.


Em um mundo tão pragmático, profissionais de tecnologia encontram dificuldades em refletir sobre o fundamento de suas atividades. Nesta palestra, apresentaremos ferramentas úteis para tal reflexão. Seguirei a abordagem de Verkerk e demais autores, na obra Filosofia da Tecnologia, publicada no Brasil pela Editora Ultimato em 2018. Tal abordagem defende que a contribuição que a filosofia traz à tecnologia pode ser dividida em três funções:

1) Função analítica: criação de um bom quadro de referência conceitual
2) Função crítica: uso desse quadro conceitual para avaliar sobre os benefícios e prejuízos ligados à determinada tecnologia
3) Função direcional: tentativa de determinar um bom caminho para o desenvolvimento tecnológico

A estrutura da palestra seguirá estes três principais pontos de maneira acessível àqueles que não tem formação alguma em filosofia, fazendo uso de exemplos concretos do trabalho com tecnologia.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=OihMO3WAkzc

See also: Slides (2.3 MB)

Moro em Belém/PA e estudo Engenharia da Computação na UFPA. Atualmente, os assuntos que mais me atraem são Sistemas Embarcados, Processamento de Linguagem Natural e Filosofia da Tecnologia.