10-21, 15:20–16:05 (America/Manaus), Aruanã - Vasco Vasquez
Em um mundo tão pragmático, profissionais de tecnologia encontram dificuldades em refletir sobre o fundamento de suas atividades. Nesta palestra, apresentaremos ferramentas úteis para tal reflexão.
Em um mundo tão pragmático, profissionais de tecnologia encontram dificuldades em refletir sobre o fundamento de suas atividades. Nesta palestra, apresentaremos ferramentas úteis para tal reflexão. Seguirei a abordagem de Verkerk e demais autores, na obra Filosofia da Tecnologia, publicada no Brasil pela Editora Ultimato em 2018. Tal abordagem defende que a contribuição que a filosofia traz à tecnologia pode ser dividida em três funções:
1) Função analítica: criação de um bom quadro de referência conceitual
2) Função crítica: uso desse quadro conceitual para avaliar sobre os benefícios e prejuízos ligados à determinada tecnologia
3) Função direcional: tentativa de determinar um bom caminho para o desenvolvimento tecnológico
A estrutura da palestra seguirá estes três principais pontos de maneira acessível àqueles que não tem formação alguma em filosofia, fazendo uso de exemplos concretos do trabalho com tecnologia.
Moro em Belém/PA e estudo Engenharia da Computação na UFPA. Atualmente, os assuntos que mais me atraem são Sistemas Embarcados, Processamento de Linguagem Natural e Filosofia da Tecnologia.